Com tecnologia do Blogger.

4 de novembro de 2015

Minuta de Requerimento de Abertura de Instrução Por Parte do Arguido (Exemplo 1)

                                          Exmo Senhor Juiz do Tribunal de Instrução Criminal 

Processo Nº XXXX

A, arguido nos autos à margem identificados, discordando de forma expressa e integral com a acusação particular deduzida pelo assistente, vem, ao abrigo do disposto no Art. 287º nº1 a) do CPP, requerer a ABERTURA DE INSTRUÇÃO, nos termos e com os seguintes fundamentos: 

I
O Arguido vem acusado da prática de um crime de injúrias, previsto pelo Art. 181º do CP. 

II 
Tal acusação infundada assenta no facto do Arguido ter tido uma conversa com o Assistente no passado dia 25 de Janeiro de 2013, onde não foram proferidas injurias entre as partes, ao contrário do que o Assistente alega.

III
O Arguido apenas reclamou, sempre de forma amigável e justa, com o Assistente pela forma como este estaciona o seu veiculo automóvel à porta do prédio onde ambos residem,

IV
O Arguido não praticou qualquer facto susceptível de preencher o tipo legal em causa, já que nunca proferiu qualquer expressão ou injuria  que constitua ofensa à honra e consideração da Assistente. 

Pelo exposto, não estão preenchidos os elementos do tipo legal de crime de injúria, previsto pelo Art. 181º do CP. Termos em que e nos demais de direito requer a V.ª Exca. seja declarada a abertura de instrução e, consequentemente, proferido despacho de não pronúncia do arguido pelo crime de que vem acusado.

JUNTA: Procuração forense e duplicados legais.

O Advogado

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Minutas e Requerimentos Jurídicos © Layout By Hugo Meira.

TOPO